A campanha de vacinação contra sarampo será prorrogada no Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde junho, quando começou a campanha, 72% das crianças de 12 meses a 7 anos de idade incompletos foram imunizadas. A meta é atingir 95% dos pequenos nessa faixa etária até o dia 30.
Já a Secretaria Estadual de Saúde divulgou na quarta-feira uma recomendação para que todos os 92 municípios fluminenses sigam essa mesma diretriz. De acordo com o órgão, em todo o Estado, a média é de 71% de crianças imunizadas na região Metropolitana I, onde se localizam o Rio e municípios da Baixada Fluminense, a cobertura da vacina é de 6%. A meta é imunizar 1.235.980, mas, até a manhã de ontem, 886.256 tinham recebido a vacina.
"É importante que os pais levem seus filhos para vacinar, para que o vírus do sarampo não volte a circular no estado. Se não atingirmos a meta, o Estado ficará vulnerável", alertou o Superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica do Estado, Alexandre Chieppe.
Segundo Chieppe, o Rio de Janeiro, assim como os demais estados que estão aplicando a vacina contra o sarampo, foi escolhido por receber um grande número de turistas este ano, houve um surto da doença na Europa. "Alguns casos já foram detectados no Rio em pessoas que voltaram do exterior. Isso mostra o risco que as pessoas correm", lembrou.
Tome nota
A vacina
- Crianças devem tomar, obrigatoriamente, uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos 4 anos;
- Além disso, todas as crianças devem se vacinar nas "campanhas de seguimento", mesmo que já tenham sido vacinadas anos anteriores.
A campanha
- Cerca de 200 postos de saúde de todo o município oferecem a vacina;
- Para saber os locais de vacinação, entre em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746.
0 comentários:
Postar um comentário