28 DE JULHO, DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA HEPATITE

Só no Brasil existem oficialmente seis milhões de pessoas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. No mundo são cerca de meio bilhão de portadores do vírus. "A doença é chamada de assassino silencioso, pois se desenvolve sem dar nenhum sintoma, durante vários anos, levando o paciente a desenvolver uma cirrose, ter a necessidade de um transplante e, em alguns casos, até câncer de fígado", avisa o presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) Humberto Silva. 

Para Silva, que também é portador de hepatite, tão importante quanto alertar sobre a doença e sua proliferação é comunicar à população que existe tratamento e cura. "Nosso maior objetivo é atingir a consciência dos brasileiros, para que realizem testes de detecção do vírus, excluindo o Brasil do altíssimo índice de pessoas que ignoram estar infectados", considera. Maio foi o mês que o Brasil e diversos outros países adotaram como o da conscientização da hepatite, que volta a ser lembrada no próximo dia 28 de julho, data internacional recém sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O diagnóstico da hepatite é feito por meio de exames de sangue, sorologias ou biópsia do fígado. Para fazer o teste, basta procurar um posto de saúde e solicitar o exame de detecção das hepatites B e C. O Sistema Único de Saúde passa a oferecer, a partir de agosto, testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Os exames, cujos resultados ficarão prontos em 30 minutos, terão investimentos de R$ 10,6 milhões do Ministério da Saúde para a aquisição de 3,6 milhões de testes. 

Tenha maiores esclarecimentos no Site oficial da ABPH: www.abphepatite.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Divulgue

Twitter Blogger Facebook Google Yahoo Orkut Mais